Nosso Ensino

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

Acreditando no pensamento de que a Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo, o Colégio Dez enxerga-a, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, como o principal mecanismo de transformação da sociedade. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de ingressar no ensino superior e/ou se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. O direito à Educação de qualidade é básico porque assegura o cumprimento de outros direitos. Sem conhecimento ou acesso a informações, fica difícil para o cidadão saber que tem direito à saúde e bem-estar, ao meio ambiente sadio, a condições adequadas de trabalho, a ser tratada com dignidade.

As atividades e conteúdos propostos pelo Colégio Dez são pautadas nos seguintes valores:

1. Disciplina
Instrumento pedagógico que harmoniza as relações interpessoais e necessária para dar ao jovem, parâmetros (limites) balizadores de seu comportamento, uma boa estruturação de sua personalidade e melhor relacionamento com seus compromissos. O maior objetivo é encontrar o ponto de equilíbrio entre o princípio da liberdade e o princípio da disciplina, como necessidade pessoal e social.

2. Ética
Respeito aos ideais de convivência democrática, como exercício consciente de direito e deveres no comportamento pessoal e coletivo.

3. Participação da família
A família é agente do processo educacional, com decisivo papel no equilíbrio emocional, social e acadêmico do aluno.

4. Excelência Pedagógica
Apoiada no profissionalismo dos professores, dedicados a desafiar o aluno a atingir seu maior potencial acadêmico e no uso da tecnologia.